O diretor financeiro do Grupo Meta David Wehner, informou que a companhia está pausando o processo de novas contratações, e está reduzindo planos para trazer profissionais adicionais para alguns departamentos da empresa. Esse momento da empresa está sendo chamada de “repriorização”, visando ter melhores condições para lidar com as recentes perdas de receita. As informações foram veiculadas na última quarta-feira, 4 de maio, através de um memorando interno.
O chefe global de recrutamento do Facebook Miranda Kalinowski, afirmou que a equipe de engenharia pode ser uma das primeiras afetadas por esse direcionamento. Os outros departamentos estão tendo as suas metas reavaliadas. Podemos ressaltar que a iniciativa por parte do Meta não é comum, e utilizam apenas em casos específicos, como este. Apesar de a postura não ser inédita, quando começou a pandemia foi a última vez que essa atitude radical foi adotada.
Foi informado que a megacorporação reavalia regularmente as oportunidades de contratação, seguindo as necessidades de negócio no momento. Quer dizer que: medidas drásticas são aplicadas para evitar desgastes desnecessários, seguindo as orientações de despesas disponibilizadas. O antigo grupo conhecido simplesmente como “Facebook”, a rede social que foi o carro-chefe para o advento de Mark Zuckerberg, foi renomeado para “Meta”, com o intuito de focar os seus esforços no “metaverso virtual”.
Os ideais da modificação não foram abandonados; contudo, a experiência prática está demonstrando que o próximo passo escolhido é extremamente caro e complexo. Foi reportado que o Reality Labs, divisão responsável por supervisionar o desenvolvimento do metaverso, apenas no primeiro trimestre de 2022, teve um prejuízo de US$ 2,9 bilhões. Mesmo com os problemas explicados anteriormente, por enquanto, a equipe não deverá ser afetada, pelo congelamento.
Através de uma nota divulgada na quarta-feira dia 4, conforme site, Wehner mencionou que “dar vida ao multiverso é uma nova área de crescimento para o Meta, com outras oportunidades, como monetizar conteúdo por meio da nova função Reels, do Instagram, e aumentar a sua função de mensagens comerciais”. Outros pontos que geraram a queda de receita, segundo o diretor financeiro, foi a invasão das forças militares russas na Ucrânia, e as alterações de privacidade da Apple, no seu ecossistema iOS no ano passado.