Um carro é parado pela polícia, ao se aproxima o policial, constata que ninguém está no veículo. De repente, o carro começa a andar, como se estivesse aproveitando um instante de distração dos policiais para “fugir”. Parece cena de filme, mas isso aconteceu recentemente nos Estados Unidos com um veículo autônomo da Cruise.
A Cruise é uma divisão da GM que trabalha justamente com carros autônomos. Em fevereiro, a companhia conseguiu autorização para transportar passageiros com esses veículos em São Francisco — uma espécie de táxi sem motorista.
Nenhum incidente importante foi registrado, até no início de abril, onde uma unidade da Cruise deu trabalho para a polícia local. O veículo foi aparentemente parado por estar circulando com os faróis desligados, os carros da Cruise foram autorizados a rodar somente entre as 22:00 e 6:00, razão pela qual os faróis precisam estar sendo utilizados. Pessoas que passavam pelo local filmaram a abordagem, pois provavelmente, já prevendo que a cena seria inusitada.
E foi o que aconteceu: um dos policiais vai até o veículo, confirma que ninguém está sendo transportado por ele, tentar abrir a porta e volta para a viatura; o carro da Cruise de repente começa a andar, como se estivesse fugindo o caso aconteceu no dia 2 de abril, mas foi divulgado uma semana depois por Seth Weintraub.
O carro não estava fugindo da polícia, mas cena é divertida. Ao The Verge, a Cruise disse que o veículo se afastou simplesmente para encontrar um lugar mais seguro para encostar, explicando o fato de ele ter parado apenas alguns metros mais adiante.
A Cruise afirmou via Twitter, que a polícia entrou em contato com a companhia e nenhuma ocorrência precisou ser registrada. A empresa declarou que trabalha em colaboração com a polícia de São Francisco e que até disponibiliza um número de telefone exclusivo para que as autoridades possam tratar de situações como essa.
O que levou o carro autônomo a circular com os faróis apagados, ou se esse foi realmente o motivo da abordagem policial não está claro. Ha uma possibilidade de que o sensor de luminosidade do veículo tenha simplesmente falhado.
Os testes que estão sendo feitos em São Francisco exigem que os veículos da Cruise trafeguem com velocidade abaixo de 48 km/h (30 milhas) e não rodem quando houver chuva ou neblina forte; a circulação é autorizada apenas entre 22:00 e 06:00 por esse ser o período com menos pessoas nas ruas.