No inicio de outubro do ano passado foi lançado o Windows 11, com ele veio, varias mudanças como o novo menu Iniciar, que surge centralizado e abandona os blocos dinâmicos. A volta dos widgets, simplificando a visualização de informações em apps sem abri-los, também chama a atenção.
Outra coisa que deu destaque foi a incorporação de mais aplicativos nativos ao sistema, entre eles está o Teams, que durante a pandemia ganhou popularidade. Com a Microsoft Store renovada, facilitou o acesso a números programas, jogos e outros conteúdos, também está presente. Com essas novidades e outras, varias pessoas ficaram ansiosas para utilizar o sistema atualizado.
Mas na data de apresentação, a Microsoft começou a liberar o download para os usuários, mas nem todos puderam ter acesso ao software de imediato. Os novos computadores de marcas como DELL e Lenovo, receberam o Windows 11, pois já saem de febrica com a versão pré-instalada. Integrantes do programa de testes da big tech (Windows Insider) também tiveram acesso antecipado ao beta do sistema.
A Microsoft começou a disponibilizar a atualização do Windows 11 para os PCs e notebooks com Windows 10, depois de libara para os computadores novos. O lançamento do update é dividido em etapas, atendendo às máquinas conforme a elegibilidade do dispositivo para receber a versão estável.
A empresa não divulgou um cronograma oficial, mas confirmou que todos os aparelhos qualificados devem ser atualizados até meados de 2022. Dessa forma, causando confusão entre os usuários.
Foi apenas informado que a data de atualização para o Windows 11 “irá variar por dispositivo”, dependendo da compatibilidade com a nova versão. Outros fatores serão levados em conta, fazendo com que muitos usuários aguardem alguns meses até chegar a sua vez.
É recomendável verificar a compatibilidade do computador com o Windows 11 e aguardar a disponibilidade da atualização para o seu PC, caso ele seja elegível para o update.
Requisitos mínimos
Antes de atualizar, é preciso conferir se o seu computador é compatível com a versão lançada recentemente. A Microsoft ficou mais exigente em relação a esses detalhes, mas falou que as regras são necessárias para uma maior segurança.
Requisitos mínimos para o Windows 11:
• Processador: 1 GHz, com dois ou mais núcleos em um processador de 64 bits compatível.
• Memória RAM: 4 GB.
• Armazenamento: 64 GB.
• Firmware do sistema: UEFI, compatível com inicialização segura.
• Trusted Platform Module (TPM): versão 2.0.
• Placa gráfica: compatível com DirectX 12 ou posterior com driver WDDM 2.0.
• Tela: 9 polegadas, com resolução de 720p (HD).
• Conexão de rede: conectividade com a internet para realizar a configuração do Windows 11 Home Edition e cadastro em uma conta Microsoft.
Outras exigências, como ter o Windows 10 versão 2004 ou posterior para o upgrade. A instalação, além disso determina quais aplicativos possui requisitos específicos, levando o usuário a confirmá-los com antecedência.
Windows 11: Microsoft mostra como “burlar” verificação de TPM e CPU
Vale lembrar que a Microsoft disponibiliza uma ferramenta capaz de verificar se o computador é compatível com Windows 11, o app PC Health Check. Basta instalá-lo e clicar em “Verificar compatibilidade” para que ele execute os testes.
Como atualizar o computador para Windows 11
Se o seu dispositivo atende aos requisitos, então aguarde a hora de atualizar do Windows 10 para o Windows 11, o upgrade é gratuito para quem executa a versão anterior com uma licença original.
Quando a nova geração estiver disponível, você receberá uma notificação pelo Windows Update, serviço de atualização oficial da Microsoft. Abra a ferramenta de atualização, nas “Configurações” do sistema, e clique em “Verificar se há atualizações”.
Logo em seguida, baixe a nova compilação. Cabe ressaltar que a atualização pode demorar para ser finalizada, além de reiniciar o computador várias vezes, caso tenha um notebook, deixe-o conectado à tomada para não ficar sem energia durante o processo.
Outra alternativa é baixar e instalar o Windows 11 pelo site da Microsoft, opção para quem ainda não recebeu a notificação do Windows Update, mas possui um aparelho compatível. Aguardar o alerta é o mais recomendável, porém se você quiser tentar a atualização pela página da Microsoft.