O novo iPhone 13 poderá ter um sistema de conexão por satélite o que permitiria aos usuários se comunicaram até em locais sem cobertura 3G, 4G ou 5G. Quem indica isso é o analista Ming-Chi Kuo, conhecido pelo alto grau de acertos quando tema é Apple. Na sigla em inglês, Leo disse seria possível com o uso da tecnologia de “comunicação por satélite de órbita baixa”.
Mas de Acordo com a Bloomberg, o próximo iPhone teria o hardware necessário para ess tipo de cominicação, mas este recurso só poderia ficar pronto em 2022, e a função da comunicação por satélite seria apenas em caso de chamadas de emergência em situação de crise.
Uma suposta nota enviada para os seus investidores, diz que os usuários do iPhone 13 poderão enviar e receber mensagens SMS e fazer chamadas, mas tudo isso com o chip de banda Qualcomm X60. O Starlink é o satélite que iria fornecer a conexão com este sistema, o satélite é da empresa SpaceX de Elon Musk.
Há um outro rumor que indica que as demais fabricantes de celulares estão aguardando o lançamento do chip X65 em 2022, para poder levar esse tipo de tecnologia para seus produtos. A Qualcomm estaria trabalhando de forma direta coma Globalstar, a empresa que tem sua própria rede de satélites, para poder dar suporte necessário a banda n53, usada por eles para essas comunicações.
Segundo Kuo, para o consumidor a melhor perspectiva é que as operadoras façam um acordo direto com a Globalstar para poderem usar a sua rede de comunicação, para que não ocorra novos contratos e gastos extras individuais. Mas até o momento, a Apple ainda não confirmou ou negou qualquer uma dessas informações, e tudo isso deve ser encarado como rumor. O novo iPhone 13 e a linha de variantes devem ser anunciados nos próximos meses e chegar as lojas ainda esse ano.