No dia 13 o open banking começou a funcionar, o sistema permite aos clientes autorizarem o compartilhamento de dados pessoais e financeiros entre instituições bancarias, dessa forma, o cliente vai permitir que a instituição financeira acesse as informações de outra com a qual o usuário tem reação estabelecida.
O objetivo do sistema é facilitar o acesso a produtos e serviços bancários, como cartões de crédito e empréstimos, que possam ser oferecidos por outras instituições em condições parecidas ou melhores que as concedidas por bancos com os quais o consumidor já se relaciona. Também tem a intenção de permitir que sejam disponibilizados produtos e serviços adaptados ao perfil do cliente.
O procedimento será vinculado a uma oferta de produto ou serviços específicos, como um financiamento, abertura de conta ou cartão de crédito, as operações serão limitadas entre os bancos que o usuário autorizar e o tempo máximo do compartilha será de uma ano. As instituições serão responsáveis pela segurança desses dados.
O desenvolvimento do sistema foi para que seja possível aceitar o compartilhamento de forma intuitiva, que ao demonstrar interesse na oferta de um banco o usuário indique as informações que quer compartilhar e seja direcionado a plataforma da instituição que irá fornecer os dados.
Gradualmente o open banking será estabelecido e com o consentimento dos usuários, que vão escolher quais dados, por quanto tempo e entre quais instituições compartilhar. As informações de cadastro, que incluem os dados pessoais, endereços e renda, poderão ser compartilhados depois do dia 13.
A partir do dia 13 de setembro, as trocas de informações sobre contas e movimentação financeira, poderão ser autorizadas. Após o dia 27 de setembro, os usuários poderão disponibilizar os dados sobre operações de crédito e cartões de crédito.
O Banco Central estabeleceu uma regulamentação, que é obrigatória a participação no open banking de todas as grandes e médias instituições financeiras do país.