Onde podemos obter dicas sobre tendências em linguagens de programação e plataformas, é na seção de tecnologia da pesquisa. O gráfico talvez seja o mais dramático nesta pesquisa diga respeito a ambientes de desenvolvimento, com a Microsoft em primeiro e segundo lugar em termos de uso: 71,06 por cento dos entrevistados usam Visual Studio Code e 33,03% usam Visual Studio, no terceiro lugar temos o Notepad ++ com 29,1%.
O Stack Overflow não fez pesquisa no ano passado, mas em 2019 os mesmos três ocuparam essas posições, embora com porcentagens muito mais baixas: 50,7% para o VS Code, 31,5% para Visual Studio e o Notepad ++ com 30,5%.
Outras opções como IntelliJ IDEA, Android Studio e Eclipse mostram pequenos ganhos, mas uma das peculiaridades em relação a 2019 é que quase todos os IDEs apresentaram uma porcentagem mais alta, isso significa que mais desenvolvedores usando vários IDEs ou algo no design de pesquisa feito entrevistados mais inclinados a marcar mais caixas.
JavaScript continua sendo a linguagens de programação mais usada com 65%, Python subiu de 44,1% em 2020 para 48,2% esse ano e Java caiu de 40,2% para 35,35%. O Stack Overflow mantém o uso do idioma e a popularidade do idioma separado, com isso, temos Rust, Lisp, R e assembly, embora provavelmente precisa usar JavaScript, Java, SQL e C # no dia-a-dia. O uso não é necessariamente igual à popularidade.
As linguagens mais temidas são COBOL com 84,21% , VBA com 79,3% embora os números do COBOL, sejam de uma pequena base de menos de 450 desenvolvedores. Podemos notar que muitas linguagens de programação são mais temidas do que amadas, incluindo C ++, Java, PowerShell, PHP, C, Perl e outas. No topo da tabela de “amados” temos Rust, Clojure (entre apenas 1.500 desenvolvedores) e TypeScript. Os desenvolvedores do Clojure gostam de sua linguagem, porque de acordo com esta pesquisa são os mais bem pagos, com um salário médio de $95.000, à frente dos desenvolvedores F # em $81.037.
Quando o assunto é banco de dados o PostgreSQL ganhou em uso 40,42% de 36,1%, enquanto o Microsoft SQL Server de 33,0% foi para 26,87% e o Oracle de 16,5% para 12,61%, todos diminuíram.
Em frameworks web, React.js ganhou em uso 40,14% acima dos 35,9% no ano passado, já o ASP.NET clássico, que roda no .NET Framework agora legado, caiu de 21,9% para 15,74% o moderno ASP.NET Core com 18,1% também está baixo no uso, à frente de seu primo legado. Uma boa notícia para os entusiastas do ASP.NET Core é que ele está vinculado ao Svelte como a estrutura da Web “mais amada”.Stack Overflow lançou plataformas de nuvem este ano, e os resultados aparece uma tendência intrigante: O Google Cloud Platform (GCP) com 31,05 por cento é rapidamente mais usado do que o Microsoft Azure 30,77%, embora ambos estejam atrás da AWS 54,22%. Em uma questão mais ampla de 2020 sobre plataformas, o Azure com 14,5 por cento estava um pouco à frente do GCP 14,1%.
Se a pesquisa for restrita a desenvolvedores profissionais, o Azure sobe para o segundo lugar. O GCP ganha o segundo lugar em uma pergunta, sobre as plataformas para as quais os desenvolvedores gostariam de mudar.
Contudo, aqui é que a popularidade do GCP entre os desenvolvedores (se esta pesquisa for para acreditar) é maior que sua participação no mercado. Não há contradição aqui: o Azure não é apenas uma plataforma de desenvolvedor, mas também uma plataforma de infraestrutura; e também é plausível que contas corporativas maiores tenham uma preferência mais forte pelo Azure em relação ao GCP do que por desenvolvedores menores embora, observe que a AWS está à frente de ambos.
Ano do Linux no desktop do desenvolvedor, embora 25,32% dos programadores pesquisados digam que trabalham principalmente com Linux, o número é menor que no ano passado, que causou o número em 26,6%. O Windows está estável em 45,33%, de 45,8%, e o macOS também caiu, de 27,5% para 25,19%.
Ao contrário de uma grande parte das porcentagens, eles somam 100% (ou talvez pouco menos), uma vez que respostas múltiplas não eram permitidas. A participação do Windows é bem maior do que aparenta ser: a pesquisa acrescentou o subsistema Windows para Linux como uma opção, dando à Microsoft mais 3,29 por cento. No entanto, os desenvolvedores profissionais preferem o Mac 30,4% ao invés do Linux 25,17%.
O que os desenvolvedores fazem quando ficam presos? Essa é uma pesquisa Stack Overflow; mas aprendemos que o Google é o primeiro pensamento (89,69%) versus o próprio Stack Overflow com 79,96%. Esses números são parecidos, sejam os desenvolvedores profissionais ou não.
Na pesquisa feita pelo Stack Overflow participaram 83.439 desenvolvedores de 181 países, se tornando a maior de seu tipo, embora represente principalmente os usuários do Stac kOverflow, que podem não ser representativos dos desenvolvedores em geral. Os pesquisadores observaram que “usuários altamente engajados no Stack Overflow eram mais propensos a notar as solicitações para responder à pesquisa.”
O número de entrevistados cresceu de 65.000 no equivalente a 2020, e houve um esforço para melhorar a qualidade das respostas eliminando aqueles que gastaram menos de três minutos na pesquisa. 69,7 por cento dos entrevistados se consideravam desenvolvedores profissionais e 91 por cento dos entrevistados se identificaram como homens.