Com a atualização do iOs 14.5 as mudanças em privacidade e coleta de dados da Apple, tem gerado problemas para o Facebook, especialmente os usuários que pedem para não serem rastreados. Um levantamento de dados feito por uma empresa de inteligência de mercado Branch, com a desativação do sistema de rastreamento dos dispositivos estaria afetando a performance dos anunciantes de rede social.
O sistema adota um protocolo de segurança batizado pela Apple de App Tracking Transparency (ATT) e permite os usuários de usuários determinem os níveis de privacidade de cada app, com isso os desenvolvedores são forçados a serem mais claros quanto ao uso dos dados captados em cada serviço. Com o sistema também é possível que os usuários desativem recursos como armazenamento dos seus hábitos, bem como localização de quem está utilizando o smartfone.
Após as atualizações, apenas 25% dos proprietários do iPhone permitiram a captação dos dados por parte do Facebook, Conforme o levantamento feito pela Branch. Aqueda estaria afetando os ganhos da plataforma, visto que um dos principais modelos do seu negócio está na criação de anúncios que aproveitam os hábitos interesses e localização dos usuários para poder conectá-los com as marcas.
O prejuízo do Facebook foram contabilizados, logo após a atualização do iPhone, o que indica na pesquisa. Isso pode ser porque as empresa de publicidades estariam diminuindo os seus investimentos na plataforma alegando que já não é tao confiável quanto ao retorno dos seus anúncios.
Nos Estados Unidos, segundo os anunciantes, a taxa de conversão de vendas derivadas pelo anúncio do Facebook diminuiu de e 95% para cerca de 64% em contas de grandes varejistas, isso quer dizer que, as empresas que investem uma média maior de US$ 1 milhão (cerca de R$ 5,3 milhões) por mês. No caso de pequenas empresas, a queda pode chegar em até 64%.
O Facebook se recusa em divulgar a porcentagem exata de usuários do iPhone que adotou ao protocolo ATT, a estipulação da Branch é que se apenas 10% dos proprietários de um smartphone Apple optar pelo não rastreamento dos seus dados, será gerado um impacto na rede social de uma queda aproximadamente 13,6% na receita gerada por usuário.
Quando o Facebook encerrará o balanço de custos, será feita confirmação deste levantamento que deve acontecer no final do mês, com os ganhos do trimestre para apresentar os resultados aos investidores. Tudo indica que o Facebook já previa tamanho prejuízo e tratou de modificar o formato de ganhos do seu negócio.
A plataforma além de expandir a atuação da rede social como uma plataforma com novas ferramentas para entretenimento, que monetizará criadores em lives, vídeos e podcasts. O grupo de Mark Zuckerberg tem demonstrado cada vez mais a sua prioridade em relação ao Instagram, que no último mês passou por mudanças no plano de negócios, declarando que deixará de ser uma plataforma cujo foco são as fotos para priorizar de vez o conteúdo em vídeo.