Muitos não sabem, mas o Facebook Pay já está disponível no Brasil, mas com limitações. O sistema permite realizar pagamentos diretamente pelo aplicativo, o sistema chegou primeiro ao Facebook, o WhatsApp teve o sistema de pagamento aprovado pelo Banco Central no final de março, mas ainda não recebeu a integração com a carteira digital, o que irá permitir o envio de dinheiro a amigos pelo app. A previsão é de que o WhatsApp receba o recurso em breve,o Instagram e o Messenger também contarão com a função no futuro.
Os usuários da rede social, inicialmente podem cadastrar cartões de crédito e débito ou usar uma conta do PayPal. No Brasil, o Facebook Pay aceita cartões das bandeiras Visa e Mastercard. Nos EUA, o Facebook Pay também aceita American Express, Discover e JCB.
O Facebook afirma que desde 15 de junho de 2020, o Facbook Pay está disponível no Brasil para compras de ingresso em jogos e eventos pagos online.
Na tela para configuração do Facebook Pay, é possível ver o seu saldo de estrelas, uma moeda própria lançada para apoiar criadores de conteúdos em lives. O Facebook também é usado para processar a compra das estrelas no app, que depois são convertidas em dinheiro.
O Facebook Pay futuramente também poderá ser usado no Markrtplace da rede social, algumas páginas poderão finalmente ativar a opção “Pagar com o Facebook” ao configurar suas lojas na plataforma de comércio eletrônico do Facebook.
Para adicionar um cartão ao Facebook Pay. Siga os passos abaixo:
- Abra o app do Facebook e acesse o menu sanduíche.
- Role a tela e toque em “Configurações e privacidade”.
- Acesse “Configurações”.
- Toque em “Facebook Pay”.
- Toque em “Adicionar forma de pagamento” para associar um cartão de crédito ou débito, ou conta do PayPal.
Para adicionar uma camada extra de proteção, é importante adicionar um PIN ou biometria para autorizar as transações com o Facebook Pay. Siga os passos abaixo:
- Acesse o Facebook Pay no app do Facebook
- Entre em “Configurações” (no iOS) ou em “Segurança” (no Android).
- Ative a chave ao lado de “Sempre solicitar o PIN para confirmar pagamentos”.
- Você também pode escolher utilizar a biometria do seu smartphone em vez de PIN ativando a segunda opção.