Em dezembro, a equipe do CloudLinux contou que estava no “Lenix”, uma alternativa ao CentOS que pretende ser uma continuação imediata do mesmo para sistemas já existentes, os panos para começam a ser traçados para a revelação do AlmaLinux.
O AlmaLinux pretende ser uma versão estável e pronta para produção de forma similar ao Red Hat Enterprise Linux (RHEL), portanto, poderá ser utilizado como um substituto do CentOS em sistemas ativos, mas a equipe refere que alterara o CentOS para o AlmaLinux será um processo simples e fácil, sem qualquer necessidade de mudança nos servidores que estejam atualmente ativos, o AlmaLinux é um projeto de código aberto. E o nome “Alma” corresponde exatamente ao mesmo significado em Português, sendo que é baseado no fato que a comunidade é a alma de qualquer distribuição Linux, portanto, o nome “Alma” engloba toda a comunidade em geral que venha a usar o sistema.
Instalação:
- Selecione “Install AlmaLinux 8”;
- O seu idioma de preferência;
- Agora vamos para tela aonde iremos crias usuários, particionar disco, selecionar pacotes, rede etc;
- Em Hora e Data, você ajusta sua Timezone;
- Destinação da Instalação, você vai particionar o disco;
- Configure sua rede e seu hostname, se preferir;
- Agora selecione a opção que preferir. Se for a para “Servidor” selecione esta opção, ou caso queira usar como “Desktop”, também há essa opção;
- Vamos definir a senha de root;
- Agora crie o seu usuário;
- Bom, tudo pronto, agora só mandar instalar;
- Só clicar em “reiniciar o sistema”, após o final;
- Agora só utilizar.
Clique aqui, para cessar o site.