Programação orientada a objeto e suas características

 

 

Programação orientada a objeto (POO ou OPP) é um paradigma de programação baseado no conceito de objetos, podendo conter dados na forma de campo, conhecidos como atributos e códigos que na forma de procedimentos são conhecidos como métodos. Uma características de objetos é que um procedimento de objeto pode acessar e geralmente modificar, com os campos de dados do objeto com o qual eles estão assoviados (objetos possuem uma noção de “this”(este) u “self”(próprio) ).

Em programação orientada a objeto, os programas de computadores são projetados por meio da computação de objetos que interagem com outros. Existe uma diversidade significante de linguagens de programação orientada a objeto, mas as mais populares são aquelas baseadas em classes, significando que os objetos são instâncias de classes que normalmente determinam seu tipo.

Muitas linguagens de programação mais usadas são C++, Object Pacal, Java, Python, etc, linguagens de programação multiparadigmas que suportam programação orientada a objetos em maior ou menor grau, tipicamente em combinação com programação procedural imperativa. Linguagens orientadas a objeto significativos incluem Java, C++, C#, Python, Lua, PHP, Ruby, Perl, Object Pascal, Objective-C, Dart, Swift, Scala, Common Lisp e Smalltalk.