O Mint usa o ambiente de desktop Cinnamon para oferecer ao usuário um ambiente de desktop limpo e estável, tendo seu maior objetivo de fornece uma experiência completa do Linux, incluindo codecs de mídia, suporte para reprodução de DVD e várias outras comodidades assim que o usuário instala o software.
Debian
Ian Ashley Murdoch foi o criador do Debian que é distro do Linux, que é um dos mais populares e utilizadas ao redor do mundo hoje em dia, pelo fato de ser gratuito, estável e ter um bom suporte da comunidade, sendo amplamente adotado por pequenas e grandes empresas e administradores. O Debian é muito seguro e conta com mais de 43.000 pacotes, sendo fácil de manter, solucionar problemas e de implantar em qualquer máquina.
Android
O Android teve seu sistema construído a partir do Kernel Linux. O Kernel e a interface que ajuda na comunicação entre hardware e o software de um computador e faz o gerenciamento do uso de processamento e memória RAM.
Você pode localizar o Kernel Linux e a versão presente nos celulares com dispositivo android, e fácil basta você acessar as configurações do sistema. Por isso muitas pessoas acreditam que o Android é um Linux puro e simples, mas o Android é mais que o Kernel Linux.
Fedora
É um sistema operacional Linux baseado na distribuição Red Hat e que usa o ambiente GNOME como desktop padrão. A cada 6 meses essa distribuição lança uma nova versão, tendo como parâmetro 3 meses versões de teste para avalição e correção de defeitos, reportados através do sistema de correção de bugs.
O fedora está disponível em 3 versoes: fedora workstation( para uso no desktop), Fedora serve ( para servidores) e fedora cloud para o uso do serviço na nuvem). O Fedora tem também as spins, que são versões com ferramentas e desktops específicos como o KDE, xfce, LXDE, Games, Robotics, Security e outros.
CentOS
O distro da CentOS e utilizado pela KingHost, CentOS que é considerada uma das melhores, mais estável e performática distro do Linux, não é muito recomendada para usuários que estejam começando, devido sua complexidade de configuração, mas é altamente recomendada para servidores corporativos. O propósito e justamente esse: aumentar a confiabilidade do servidor e a estabilidade do serviço para o cliente. Por ter um nível de complexidade, visto que é uma distribuição focada em servidores e no mercado corporativo, recomenda-se que tenha um preparo focado em distro, para se aventurar melhor na distribuição de forma especifica.
OpenSuSE
Quando a Novell comprou a SuSE, logo depois tomaram iniciativa parecida com à da Red Hat e criaram o openSuSE, um projeto aberto e de base colaborativa que tem como um dos objetivos tornar cada vez mais fácil e simples o uso do sistema Linux.
Um dos diferenciais da distribuição SuSE é que a ferramenta de configuração YaST, permite ajustar detalhes de rede, hardware e segurança mais facilmente, de maneira parecida ao Painel de controle do Windows. Um desenvolvedor da SuSE anuncio o surgimento da Xgl, em 2006, levando efeitos tridimensionais ao ambiente gráfico do sistema, como a rotação da área de trabalho em forma de cubo.
Ubuntu
O Ubuntu e a drituição mais popular do Lnux, e o sucesso do Ubuntu se deve, principalmente po essa distro ser a muito bem adaptada para desktops, mantendo a interface de configuração bastante amigáveis se comparadas as outras distribuições. Assim como o Debian GNU\Linux, o Ubuntu deu origem a vários distros derivadas, com cada uma seguindo um proposito específico, como o caso do Kubuntu, que traz o KDE como ambiente gráfico padrão, e o Edubuntu, utilizado par o educacional.
O usurio pode experimentar o Ubuntu em seu computador sem precisar desinstalar o Windows ou o Mac OS X.
Arch Linux
Uma distribuição GNU / Linux de uso geral, versátil o suficiente podendo se adequar a qualquer função. O aspecto principal é a simplicidade, elegância no código e minimalisma. Archa é instalada com um sistema de base mínimo e o trabalho do usuário é configurar seu próprio ambiente ideal. Os utilitários de configuração GUI não são fornecidos oficialmente e a maior parte das configurações do sistema são executadas a partir do shell e de um editor de texto.
RedHat e Gentoo
A distro popular RedHat é uma versão mais estável da Fedora, pois ela é recomendada para o uso em servidores, aonde existe uma maior necessidade de estabilidade se segurança, RedHat trata-se de uma distro paga, pois a empresa fornece todo o suporte necessário para o usuário.
O distro Gentoo é conhecido também pela sua estabilidade e segurança, por consequência disso, ele garante um ótimo uso para servidores, entretanto, ele costuma ter releases menos frequentes, quando comparado a outras distribuições Linux.