O que é Cloud Computing?
É a famosa computação em nuvem que é caracterizada pela oferta de recursos de TI pela internet e entregues conforme a demanda, o cliente paga apenas pelos recursos alugados e ativos em determinado período de tempo. Ela se contrapõe ao estilo tradicional de computação, em que as empresas precisavam fazer um investimento em hardware, sistemas operacionais e softwares para consegui rodar algum tipo de aplicação.
Google Coud Platform
O Google Cloud Platform e uma plataforma de cloud computing do Google, ou seja, um provedor em nuvem. Projetado para executar empreendimento é uma série de serviços baseados na nuvem com uma performance alta, segurança e confiabilidade.
O Google através do GCP, fornece toda infraestrutura necessária para o armazenamento, processamento e desenvolvimento de aplicações em cloud computing para seus clientes, disponibilizando a cargo do contratante apenas a gestão de como serão utilizados os recursos por sua equipe e os pagamentos dos serviços contratados que possuem faturamentos de acordo com sua frequência de utilização.
Na computação em nuvem, o hardware e o software são serviços, sendo divididos em vários tipos, os mais populares são: IaaS, PaaS e o SaaS, através desses tipos de serviços, que você obtém acesso aos recursos subjacentes do Google Cloud Plataform, como o Gsuite, por exemplo. As listais de recursos são longas e não param de crescer.
O processo de migração para o cloud computing é complexo, mas não exigi necessariamente um intermediário. Um parceiro especialista ira ajudar a atomizar a transições e minimizar os ricos de erro, principalmente quando se trata de grandes empresas, que contam com uma enorme quantidade de informações muitas vezes sensíveis e aplicações.
Assim que realizar a migração, voce poderá contratar apenas os serviços que convém e combinar os recursos subjacentes conforme seus objetivos. É possível fazer o desenvolvimento de um site ou aplicativos no GCP, fazendo o agrupamento desses serviços em combinações que fornecem a infraestrutura necessária, uma das maiores vantagens do modelo de computação do Google Cloud Platform, é que ele é totalmente personalizável.
Deseja aprender a criar uma maquina virtual na nuvem com o Google Cloud? Clique aqui!
Microsoft Azure
O sistema certamente mais versátil de computação em nuvem já visto e o mais popular, ele possui várias ferramentas integradas diretamente no sistema, permitindo o gerenciamento e uso de maquinas virtuais, permitindo a utilização do Microsoft Windows ou Linux
O Microsoft Azure permite, os desenvolvedores e produtores de conteúdo facilmente gerenciar qualquer tipo de site que desejam, em um ambiente simples e amigável, podendo fazer o gerenciamento por aplicativos especiais embutidos no sistema.
Em celulares e possível a coleta e análise de dados em tempo real do uso de aplicativos e seus comportamentos, permitindo ser notificado de todas as ocorrências dentro de seus aplicativos, e possui o HockeyApp, que pode ser usado para desenvolvimento, distribuições e iniciar teste de aplicativos de celular.
O sistema Microsoft Azure há inclui em seu repertório vários aplicativos de gerenciamento de banco de dados, comunicação interna e externa, entre aplicativos relacionados ao Azure, servidores de média para a proteção, codificação, analise e até mesmo streaming de seus conteúdos.
A Microsoft em seus sistemas de computação em rede permite acesso a uma gama de aplicativos e softwares fornecido dos milhares de maquinas disponíveis nos seus centros de processamento de dados de última geração.
Você não tem a necessidade de pagar diretamente pelo software, com a Microsoft Azure a opção de pagar somente pela utilização do software, permitindo a diminuição dos custos de contrato ou compra dos serviços de software, tudo sendo disponibilizado as incríveis vantagens disponíveis no sistema da Microsoft. O Azure foi disponibilizado ao Linux pela Microsoft e permitindo a comunicação constante entre ambos os sistemas operacionais, seus serviços e arquivos, sem a menor taxa de conflito entre ambos.
Amazon Prime EC2
Amozon Prime EC2 é um serviço que prove de recursos computacionais em nuvem, é um pool de memória disco, CPU e rede. Na linguagem popular e um ECO2, nada mais que um servidor. E permitido atreves de pagamento o uso de recursos como: memória, disco CPU e rede. É simples basta você selecionar a quantidade dos recursos que necessita e iniciar uma máquina virtual EC2, também conhecida como instancia virtual.
Possui uma vantagem do uso do EC2 é que os recursos podem ser obtidos de maneira simples e redimensiona de acordo com as necessidades atual e futura do usuário. O você pode aumentar ou diminuir os recursos computacionais em poucos segundos, passando de uma instância de 4Gbytes de memória e 2 core de CPU para uma instância de 8Gbytes de memória e 4 core de CPU em certo momento e depois retornar para a configuração original, se precisar.
Na prática, isso representa um grande ganho em tempo e agilidade, já que Amazon EC2 reduz o tempo necessário para configurara e obter instâncias novas, permitindo você redimensionar a capacidade computacional de forma com as suas necessidades do seu projeto.
Quando se inicia uma instância, você pode fazer uso da computação da maneira como quiser, desse modo você faria um servidor local. Com essa grande vantagem você pode estar pagando pelo poder computacional da instância por hora, enquanto a instância está em execução. Quando você para a instância, por exemplo, você não e mais cobrado.
As 3 plataformas oferecem 1 ano grátis para quem desejar utilizar sua programação em nuvem.