O Docker é uma importante ferramenta que auxilia desenvolvedores em todo o mundo. Uma das suas principais vantagens é o fato de ser um projeto de código aberto, o que faz dele um forte aliado dos desenvolvedores em qualquer plataforma, principalmente no Linux.
Ele é escrito em Go, uma linguagem de programação de alto desempenho que foi desenvolvida internamente pelo Google. O objetivo da plataforma é facilitar a criação e a administração de ambientes isolados.
Diferente de outras plataformas de virtualização tradicionais, o Docker não possui um S.O. completo e isolado, ele possui recursos isolados que usam bibliotecas de kernel comum (entre o host e o container). Isso é possível através do já conhecido LXC como backend.
O interessante do Docker é que ele possibilita o empacotamento de uma aplicação ou ambiente inteiro dentro de um único container.
A partir desse procedimento, o ambiente se torna portável para qualquer outro host com o Docker instalado.
Isso ajuda na redução drástica no tempo de “deploy” de uma infraestrutura ou até mesmo uma aplicação completa, pois não são necessários ajustes de ambientes para o funcionamento correto do serviço.
Outra facilidade do Docker é poder criar suas imagens (containers prontos para deploy) a partir de arquivos de definição chamados Dockerfiles.
O Docker é uma ferramenta desenhada para beneficiar desenvolvedores e administradores de sistema. Para os desenvolvedores o Docker facilita muito, pois evita a necessidade de ficar se preocupando com o sistema onde o código será executado.
Para os operadores do sistema, o Docker oferece flexibilidade e reduz o número de sistemas necessários, diminuindo o número de problemas que podem ser causados por esses sistemas, assim como a necessidade de manutenções e reparos.
Quer aprender mais sobre essa importante ferramenta e dominar o seu uso? Confira essa vídeo aula completamente gratuita.