Muitas pessoas buscam navegar de forma anônima para proteger os seus dados e manter o seu direito de ter privacidade na internet.
Foi pensando nessas pessoas que foi criado o Tor, ou The OnionRouter, um grupo de servidores operados por voluntários que garante a privacidade e a segurança na internet.
Ele realiza a conexão através de túneis virtuais, permitindo que pessoas e empresas compartilhem as suas informações em redes públicas sem comprometer as suas informações.
Entre as suas principais vantagens está a possiblidade de acessar sites e serviços bloqueados pelo seu provedor local e se comunicar de forma mais segura. Ele é usado tanto por usuários comuns quanto por jornalistas e trabalhadores de ONGs em todo o mundo.
Para que o cliente Tor funcione de maneira totalmente efetiva é preciso fazer algumas mudanças como passar a utilizar o Tor Browser, não utilizar torrent com o Tor, não habilitar ou instalar plugins de browser, usar a versão HTTPS dos sites e não abrir documentos baixados pelo Tor enquanto estiver online.
A utilização do Tor Browser é importante, pois o Tor sozinho não protege o seu tráfego de internet, apenas os aplicativos configurados para enviar as suas informações através do cliente.
Como instalar o Tor Browser no Linux
Para instalar o Tor Browser no Linux, siga os passos a seguir:
Baixe a versão do Tor de sua preferência em https://www.torproject.org/projects/torbrowser.html.en#downloads e extraia utilizando o seguinte comando:
tar -xvf nomedoarquivotor.tar.xz
O nome do arquivo deve ser substituído pelo nome do arquivo baixado por você, cada versão tem um nome diferente.
Caso esteja utilizando uma versão do Linux 32-Bit execute o seguinte comando:
cd tor-browser_pt-PT
Em seguida basta executar o navegador através do comando:
./Tor Browser
Se não quiser instalar o navegador na máquina, você também pode executá-lo direto a partir de um pen drive.