O Ubuntu Gnome, formalmente chamado de Ubuntu Gnome Remix, é uma distribuição que já é considerada oficial pela Canonical.
Essa distro do Linux começou como um “remix” não oficial do Ubuntu, visando aproveitar as funcionalidades e aspectos das últimas versões, mas mantendo o desktop Gnome, o favorito de muitos usuários.
A distro foi lançada em 2012 na versão 12.10 Quantal Quetzal.
O Ubuntu Gnome já está na versão teste do 16.10 Yakkety Yak, já a última versão Long Term Support (LTS) é a 16.04 LTS Xenial Xerus.
Assim como o Mate, a ideia do Ubuntu Gnome é oferecer aos usuários que não gostam do Unity uma experiência completa no Linux com uma interface muito mais intuitiva, limpa e rápida.
Essa distro possui o Gnome 3, a última versão da plataforma de desktop.
O Gnome 3 traz muitos recursos para quem quer um desktop responsivo e rápido, com uma excelente administração de janelas, aplicativos e notificações do sistema.
Ele também é ideal para quem trabalha com armazenamento online, pois o Gnome 3 é capaz de juntar todas esses dados e informações em uma área comum para facilitar o acesso para o usuário.
O Ubuntu Gnome possui:
- GNOME Shell – Administrador de janelas e aplicações fácil de usar e muito eficaz.
- Nautilus – Um organizar de arquivos como fotos, músicas e documentos.
- Firefox Web Browser – Clássico navegador web com todos os novos recursos e rapidez.
- LibreOffice – Pacote profissional para criação de arquivos.
- gedit – Um bloco de notas para o Ubuntu.
- GNOME Software – Plataforma onde o usuário pode escolher e instalar aplicações gratuitas ou pagas para o Ubuntu.
- Tweak Tool – Personaliza o Ubuntu Gnome, desde as cores até as fontes usadas no SO, garantindo assim que o usuário possa ter um desktop totalmente personalizado de acordo com seu gosto pessoal.