Funções de cada componente de Hardware:
Processador
Trata-se de um circuito integrado responsável por tomar decisão e realizar as funções de cálculo de um computador. Pode-se dizer que essa parte do hardware é o cérebro da máquina já que ele realiza todas as funções tornando-o, assim, inteligente.
Esse dispositivo multifuncional é programável e todas as funções que uma CPU possui ele a incorpora em um ou mais circuito integrado.
Memória Ram
A memória RAM é a memória primaria de um sistema eletrônico digital. É através dela que é possível fazer a escrita e a leitura de um arquivo.
Todos os programas básicos operacionais ficam armazenados na RAM e, mesmo que haja bastante espaço disponível para armazenar numa memória flash, por exemplo, é preciso que se tenha uma quantidade dessa memória para funcionar, pois isso influencia o seu desempenho.
O processador a usa para armazenar programas e arquivos que estão sendo processados. Sua principal característica é a sua volatilidade, ou seja, quando o computador é reiniciado os dados são perdidos.
Placa Mãe
Todos os componentes que um computador possui estão conectados e interligados pela placa mãe. Ela ainda permite que a informação trafegue e também que alguns periféricos sejam alimentados com energia elétrica.
HD
É no HD que são armazenados todos os dados do computador. Por esse motivo, essa é uma memória não-volátil. Isso quer dizer que quando o computador é desligado suas informações não são perdidas.
Placa de vídeo
A placa de vídeo é um componente que o computador possui que envia os sinais recebidos deste para o ecrã para que sejam apresentadas as imagens ao seu utilizador. Normalmente, ela possui memória cuja capacidade em medida em catetos. Pode-se dizer que ela é o quarto componente mais importante que um computador possui.
Fonte de alimentação
Todo dispositivo eletroeletrônico precisa de uma fonte que forneça energia aos seus componentes. A fonte de alimentação é o equipamento que desempenha essa atividade.
Monitor
A função do monitor é transmitir informação por meio da imagem ao seu utilizador. Por esse motivo, ele é considerado um dispositivo de saída.
Coolers
Em um computador, o cooler é um sistema que visa dissipar o calor gerado por seus componentes. Os microprocessadores, por exemplo, são capazes de realizar milhões de cálculos em pouquíssimo tempo. Sendo assim, ele gera muito calor e precisa de um coller adaptado ao componente para que funcione perfeitamente bem.
Drive de CD
Dispositivo que permite a entrada e a saída de dados, ou seja, ele tem a capacidade de fazer a leitura e a gravação de um CD e DVD.
SSD
É um dispositivo que não possui partes móveis que faz uso de chips de memória flash para armazenar dados digitais. Ele pode ser conectado a porta IDE ou SATA e pode ser usado como um substituto direto do HD.
Estabilizador
O computador necessita de uma alimentação elétrica segura e estável. Isso é possível por meio dos estabilizadores, afinal, sua função é corrigir a tensão que a rede elétrica possui. Graças a ele os equipamentos estão protegidos contra subtensão, sobretensão e transientes. Alguns deles ainda apresentam um filtro interno de linha.
BIOS
É um programa pré-gravado em uma memória permanente chamada de firmware que computador executa em seu processo de inicialização, ou seja, quando o usuário liga o equipamento. A BIOS também é responsável por dar todo o suporte básico de acesso ao hardware. Ela fica gravada na memória ROM o que a impede de ser desinstalada.