Um sistema open source de gerenciamento de configuração de TI e configuração de tarefas, mantido pela empresa Red Hat e sua comunidade. Ansible é uma ferramenta simples, mas poderosa de automatização que te permite gerenciar múltiplas maquinas em seu ambiente de TI, seja hospedado em servidores tradicionais, plataformas de virtualização ou na nuvem.
Ansible permite você automatizar o trabalho pesado de suas tarefas diárias e repetitivas, assim, ajudando neste trabalho de sua vida profissional e te permitindo mais tempo para o usuário focar no que é mais importante no seu negócio.
Se destacando pela sua simplicidade e linguagem de fácil entendimento. Ansible ajuda voce utiliza-lo em seus projetos de maneira fácil e rápida devido a toda essa tecnologia simplificada. Essas particularidades do Ansible o torna atraente em relação a tecnologias semelhantes no mercado
O que o Ansible fazer?
Provisionamento
Configure vários servidores que você precisa em sua infra-estrutura.
Gerenciamento de configuração
Ansible te permite:
- Alterar as configurações de sua aplicação, banco de dados, redes, firewalls, sistema operacional e dispositivos.
- Iniciar e parar serviços
- Instalar e atualizar pacotes e aplicações
- Implementar politicas de segurança
- E muito mais.
Características
YAML: Ansible utiliza uma linguagem muito clara baseada em YAML, que permite você descrever suas automatização de uma forma que se aproxima do inglês simples.
Arquitetura Eficiente: O Ansible se conecta as máquinas e envia para elas pequenos programas, denominados de “Ansible Modules”. Estes módulos contêm modelos do estado desejado do sistema, ou seja, contém as tarefas a serem executadas nas máquinas. Ele executa estes módulos sobre o SSH e então os remove quando termina
No site do Ansible você pode fazer um teste grátis.
A Red Hat disponibiliza conhecimento sobre Ansible, cursos.
Conceitos importantes do Ansible
Playbook: É um manual de instrução escrito em YAML, em que você que descreve todos os passos do processo de configuração das máquinas remotas. Em seu nível básico, playbooks são usados para gerenciamento de configuração e implantações.
Módules: Ansible contém uma infinidade de módulos que pode ser executados diretamente em hosts remotos ou através de Playbooks. Atualmente são mais de 1.300 módulos. Cada módulo é responsável por executar tarefas específicas. Como exemplo podemos citar:
- Módulo apt: Gerencia pacotes apt. Executa instalação, atualização, remoção de pacotes, entre outras diversas opções.
- Módulo copy: copia arquivos ou diretórios de sua máquina local para uma máquina remota.
- Módulo command: executa comandos nas máquinas.