WhatsApp ganha funcionalidade nova “carrinho de compras”

Mais uma ferramenta comercial foi lançada pelo WhatsApp, conhecida como a “mensagem de produto”, o intuito é de manter todo o processo de compra em sua plataforma, a função é de uma mensagem interativa que permite enviar ao consumidor, dentro da janela de bate-papo, uma foto e texto que vem acompanhada do produto, ao clicar no botão poderá ver mais detalhes.

A mensagem tem duas variações, com produto específico (single-product message) ou um grupo de até 30 itens (multi-product message). A traves da conversa, podemos criar um carrinho de compras dentro da plataforma do WhatsApp e enviar a solicitação de compra, não são cobrados custos extras para a utilização da funcionalidade.

Mas por enquanto ao pagamento não está sendo feito pelo WhatsApp, no momento a funcionalidade conta com links externos em forma de mensagens para poder direcionar o usuário para o banco ou plataforma de pagamento.

Para fazer o envio da mensagem de produto, é preciso fazer parte de uma conversa, não é possível envia-las como notificações. O carrinho de compra é único por usuário e aparelho, então isso significa que um carrinho aberto no celular não aparecerá no WhatsApp web.

Quando enviado para o consumidor uma vez, os carrinhos de compra não expiram e, em casos de alteração em algum produto ou mudança de preço, o usuário e informado que o pedido foi atualizado.

Agora se referindo aos lojistas e consumidores, o Banco central ainda não autorizou a forma de pagamento de transações comerciais no WhatsApp. Por enquanto o recurso de pagamento está limitado a pessoas físicas com valor máximo de R$ 500. Espera-se que a opção de pagamento seja integrada à experiência de compra com as mensagens interativas.