Conhecendo o Ubuntu Server

As distros do Linux já se mostraram as mais eficazes plataformas para a construção de um servidor. Elas são completamente seguras, possibilitando uma administração de servidor competente e sem erros.

Dentre todas as distros, as que mais se destacam na função de servidor são o Debian, o Red Hat Enterprise Linux e o CentOS. Eles são sempre citados como as melhores opções com uma estrutura robusta e funcional que não deixará ninguém na mão.

Porém, outra distro que vem se mostrando mais evidente dentro desse segmento é o Ubuntu Server.

O Ubuntu Server está se tornando muito popular, apesar de muitas discussões sobre as suas capacidades.

As ferramentas do Ubuntu Server

Essa versão do Ubuntu possui ferramentas muito defendidas pelos seus usuários. Ele conta com uma instalação sem interface gráfica, como a maioria dos servidores em Linux, mas também pode apresentar uma interface gráfica caso você queira instalar.

Entre as suas ferramentas e vantagens estão:

  • Integração nativa com autenticação Active Directory, ótima para quem está usando o Samba ou criando um servidor de impressão.
  • UFW, uma ferramenta nativa do Ubuntu que funciona como uma firewall potente, segura e descomplicada, sendo mais intuitiva e tão segura quanto o iptables.
  • Suporte a inúmeros Hardwares.
  • Atualizações frequentes.
  • Automatização de rotinas comuns.
  • Suporte e treinamentos oficiais.

Essas ferramentas garantem que o Ubuntu Server seja uma opção segura e estável para ser usado por pessoas com diferentes níveis de conhecimento.

Por possuir atualizações mais frequentes e com menos testes que o Debian e Red Hat Enterprise Linux, o Ubuntu Server pode apresentar mais erros e bugs, porém as suas constantes atualizações garantem que esses erros possam ser corrigidos com mais agilidade.

Quem e quando usar

Em meio as muitas discussões sobre o Ubuntu Server há um senso comum entre a grande maioria da comunidade.Ele deve ser usado por iniciantes ou intermediários que pretendem ter um bom servidor, mas de pequeno porte.

O Ubuntu Server pode ser utilizado para administração de rede de pequenas empresas e para a hospedagem de alguns websites. Ele também é uma excelente opção para aprender como configurar servidores em VMs.

Pode ser uma boa opção também para quem está estudando para tirar Certificação LPI e/ou quer aprender os Comandos do Terminal.

Para projetos mais robustos e que necessitem de muita segurança e estabilidade, o Debian e o Cent OS são opções mais recomendadas, ou o Red Hat para empresas que pretendem investir em uma distribuição comercial.

Se você se interessou e quer aprender mais sobre o Ubuntu Server, deixe o seu comentário aqui embaixo que dependendo da quantidade de pessoas interessadas nesse tipo de conteúdo, eu vou postar uma série de videoaulas sobre Ubuntu Server no meu canal de vídeos no Youtube. 

  • Marcelo Boccia

    Gostaria de saber mais, boa materia…

    • Cássio Augusto

      Valeu pelo comentário, eu pretendo fazer videoaulas sobre o Ubuntu Server.

      • Amadeu Krisper

        Olá Cássio Augusto tudo bem? Quero saber se vc chegou a fazer essas videoaulas so bre Ubuntu Server…É que faço curso técnico com ênfase em lógica de programação, e o professor de banco de dados pediu pro meu grupo um trabalho sobre Ubuntu server. Já vasculhei bastante na internet mas só encontro na maioria das vezes manuais, downloads. Se tu tiver algum material pra me indicar eu ficarei muito agradecido!

        • Amadeu Krisper

          Obs: Esse seu material aqui já separei.

        • Cássio Augusto

          Não fiz mais vídeos sobre o Ubuntu server mas ainda vou fazer, entra no meu grupo no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/DH9V696FZe66Q6IVdDhurb ou manda o teu número que eu te adiciono, vou postar mais conteudo lá.