SWIFT Introdução | Princípios

SWIFT ou Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication (Português: Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais) é uma sociedade cooperativa internacional, que tem uma sede em Bruxelas, foi fundada em 1973 por 239 bancos de 15 países com o objetivo de criar um canal de comunicação global entre seus participantes, bem como padronizar as transações financeiras internacionais, atualmente maior parte das transações interbancárias internacionais, como ordens de pagamento e transferências bancarias, são feitas por meio da rede SWIFT, é  permite a troca de mensagens eletrônicas em um meio altamente seguro, onde cada  banco possui um endereço próprio sendo ele um código SWIFT ou BIC, mas para à efetivação destas transições, é necessário que cada participante tenha um relacionamento bancário com outro, sendo que a rede permite a troca de informações e não dos valores em espécie.

 

SWIFT pode ser conhecido também como BIC é uma sigla para Bank International Code ou (Portugues: Código Internacional Bancário) identifica bancos e agências para transferências internacionais. O código SWIFT é constituído de 8 a 11 caracteres sem que os 8 primeiros são obrigatórios e os 3 últimos opcionais.

 

Exemplo: AAAA BB CC DDD

 

AAAA – Código da instituição, somente letras

BB – Código do país, somente letras

CC – Código de localização, letras e códigos

DDD – Código da agência, letras e dígitos (opcional)

 

Resumindo o SWIFT. Ele é um código que identifica as instituições financeiras pelo mundo para permitir o envio e o recebimento internacional de dinheiro.

O sistema SWIFT funciona, da seguinte forma, a operação não e feita com dinheiro em espécie como falei acima, a transferência de valores de um banco para o outro e feita por meio de dados criptografados, sendo assim, o sistema codifica as informações enviadas pela rede para assegurar o sigilo e evitar fraudes, é cada banco tem um código SWIFT único, que é identificado pela rede para concluir a operação e, assim, transferir o valor de uma conta para outra.

Além do código SWIFT, existe a taxa de SWIFT, paga pelos bancos para usar a rede. O valor cobrado pelo sistema SWIFT é fixo em 20 dólares americanos, mas alguns bancos podem cobrar um valor maior pelo serviço.

Políticas, princípios e práticas SWIFT

A SWIFT possui políticas e práticas corporativas criadas para garantir a privacidade e proteger todos os dados em nossa posse, sejam eles pessoais ou não.

O SWIFT opera de acordo com suas promessas e objetivos declarados, conforme estabelecido em suas políticas de dados. Essas políticas são regidas pelos seguintes princípios-chave:

  • Adequação:   revisamos regularmente nossas políticas de dados e documentação contratual para garantir que explicamos claramente como lidamos com os dados, sejam eles pessoais ou não.
  • Transparência: nossas políticas de dados relacionadas a clientes são disponibilizadas publicamente em nosso site e fazem parte integrante da documentação contratual dos serviços de mensagens da SWIFT.
  • Privacidade por design: o respeito pela privacidade é fundamental em todas as etapas do design, desenvolvimento e entrega de nossos produtos e serviços.