Postfix, a melhor alternativa para o Sendmail

O Postfix é consolidado como o principal concorrente e melhor alternativa ao Sendmail. Isso é devido as suas características técnicas que incluem: Maior robustez, melhor desempenho e facilidade na manutenção e configuração.

Ele foi concebido por WietseVenema, um Ph.D. em Física da Holanda, e foi patrocinado pela IBM. Segundo seu criador, os valores do Postfix são:

  • Confiabilidade – O sistema tenta ser o mais confiável possível, mantendo as suas funções mesmo em condições adversas como falta de memória ou espaço em disco.
  • Segurança – O Postfix é composto por vários componentes diferentes. Cada um é executado com o mínimo necessário de privilégios. Isso faz com que nenhum componente “confie” em componentes inferiores, aumentando a segurança. Ele também possui defesas contra ataques de buffer overflow e DoS.
  • Desempenho – Ele também é desenhado para possuir recursos que colaboram com o desempenho geral do sistema operacional onde ele está sendo executado.
  • Flexibilidade – O Postfix pode ser completamente customizado, incluindo seus componentes. Isso facilita a especialização do sistema para qualquer configuração ou necessidade.

Outra característica muito importante do programa é o fato de possuir uma arquitetura modularizada.

Esse tipo de arquitetura permite que vários componentes sejam responsáveis pelos processamentos de mensagem e outros fatores de sistema. Isso facilita a manutenção do código e a implementação de novas ferramentas. Além de também minimizar problemas com ataques de buffer overflow.

Esse é o diferencial do Postfix em relação ao Sendmail, que possui uma arquitetura monolítica, onde apenas um componente é responsável por tudo.

Quem deseja trocar o Sendmail pelo Postfix não precisa se preocupar pois o Postfix manteve diversos comandos e arquivos compatíveis com o Sendmail.

Isso evita a necessidade de mudanças de scripts e softwares e garante uma transição muito mais tranquila.

O que achou do Postfix? Quer aprender muito mais sobre ele e dominar a ferramenta? Então dê uma olhada nessa aula completamente grátis!