pós pedido de engenheiro de software, Microsoft publica código-fonte de antigo programa de animações

A divisão Microsoft Kids  em 1995,  lançou um programa chamado Microsoft 3D Movie Maker . No mesmo ano em que o  Toy Story original provou que a animação em 3D de longa-metragem era viável, as pessoas em seus computadores domésticos podiam instalar softwares que podiam cuspir filmes animados em 3D brutos, mas criativos, de 6 a 8 quadros por segundo.

Além de  versões específicas de Doraemon e Nickelodeon do Movie Maker depois, a Microsoft nao retornou a este software, ateé o momento.  Scott Hanselman, o gerente de comunidade da divisão de desenvolvedores da Microsoft, anunciou  que a Microsoft estava abrindo o código do 3D Movie Maker , postando-o no Github em um repositório somente, leitura sob uma licença do MIT.

O código foi lançado não porque a Microsoft tem grandes planos para o 3D Movie Maker, porque alguém perguntou. Autodescrito como “necrómante de hardware/software” Foone Turing pediu à Microsoft para liberar o código-fonte do 3D Movie Maker em abril porque eles queriam “expandi-lo e estendê-lo”. Hanselman e o gerente de escritório de programas de código aberto da Microsoft, Jeff Wilcox, trabalharam com o departamento jurídico da Microsoft para isso acontecer.

O renderizador 3D usado no 3D Movie Maker é chamado BRender, usado em jogos para PC da Argonaut Software em meados dos anos 90, como  Carmageddon e  FX Fighter . Turing  recebeu permissão para emitir o código BRender sob a mesma licença do MIT que o 3D Movie Maker no início de abril,  após pedir permissão ao Jez San ex-CEO da Argonaut.

Perguntaram a Hanselman porque a Microsoft estava divulgando o código do 3D Movie Maker depois de todos esses anos.

Hanselman, disse “Porque nunca houve um aplicativo como esse”. “Mesmo agora, 25 anos depois, há uma comunidade empolgada com essa ferramenta”. O 3D Movie Maker  tem uma pequena, mas ativa base de usuários entusiastas que ainda está lançando conteúdo, o que eu descreveria educadamente como “surreal”.

O código aberto pode levar a várias versões experimentais bifurcadas, mas Turing tem atualizações específicas  que  planejam lançar sob uma licença de código aberto. Nas melhoria estão incluídos versões atualizadas do mecanismo BRender e do 3D Movie Maker que são executados nativamente em sistemas modernos e um “3D Movie Maker Plus” que remove o limite de 256 cores do aplicativo, melhora o suporte de áudio, adiciona recursos de exportação de vídeo nativos e muito mais. O objetivo será expandir o conjunto de recursos do software enquanto “mantê-lo tão simples e fácil de usar quanto o original”.

Mais uma realização duvidosa em nome do 3D Movie Maker: as caixas de diálogo no 3D Movie Maker são a primeira aparição documentada do Comic Sans, desenvolvido para o Microsoft Bob, quando o software foi lançado não estava pronto. Depois a Comic Sans conquistou a sinalização de escritório em todos os lugares graças à sua inclusão no Windows 95 Plus! Pack, Internet Explorer e outros produtos da Microsoft dos anos 90.