O site da Prefeitura do Rio permanece fora do ar

Para quem não sabe na ultima segunda-feira dia 15, o site da prefeitura do Rio de Janeiro sofreu um ataque cibernético e desde então está fora do ar. O ataque afeta a disponibilidade de diversos serviços online na cidade, como a emissão de nota fiscal eletrônica e o cadastro no CadÚnico para benefícios sociais, e outros serviços.

O sistemas responsáveis pela arrecadação do IPTU e ITBI, também ficaram indisponíveis, como alguns sistemas na área de saúde. Devido ao ataque hacker, várias secretarias precisaram recorrer ao papel e telefone para não paralisar as atividades.

 

O ataque foi direcionado ao datacenter da prefeitura, derrubando várias páginas oficiais, como o site principal da prefeitura, a plataforma Nota Carioca e o portal Carioca Digital, onde são reunidos diversos serviços digitais prestados ao público. A invasão foi registrada pelas autoridades na DRCI.

Segundo o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o objetivo dos cibercriminosos era o roubo de dados sigilosos armazenados nos sistemas do órgão, e informou que os serviços oferecidos por meio do portal da prefeitura foram retirados do ar de maneira preventiva, para garantir a proteção das informações.

Sem previsão de voltar ao ar

Segundo Paes, os  especialistas da Empresa Municipal de Informática (IplanRio) já conseguiram reassumir o controle da administração do sistema. No entanto, as plataformas afetadas continuarão fora do ar até que seja possível confirmar a segurança do ambiente digital.

o prefeito em seu perfil no Instagram, nesta quinta-feira dia 18, escreveu “Lamentamos todos os transtornos causados a vocês, cariocas, e ressaltamos que as nossas equipes estão trabalhando dia e noite para que os sistemas do portal da Prefeitura voltem à normalidade”. E confirmou ainda que nenhum contribuinte será prejudicado em relação ao vencimento de tributos.

Nesse momento o site principal da Prefeitura do Rio, o portal Nota Carioca e outras páginas oficiais permanecem indisponíveis, sem previsão de voltar ao ar. Caso precisa de outras alternativa para quem precisa tirar dúvidas sobre os serviços oferecidos pela administração municipal é ligar para a Central de Atendimento ao Cidadão, no telefone 1746.