Entenda como funciona a Mineração de Bitcoin

A mineração de Bitcoins é um processo demorado e cheio de regras para evitar fraudes e garantir que a moeda continue mantendo o seu alto valor de mercado.

Essa mineração deve ser feita através de um software específico que deve ser baixado no seu computador.

Ele funciona quase como os torrents, onde o usuário faz parte de uma rede de bitcoins. Essa rede é responsável não só por minerar os bitcoins, mas também por verificar os mineradores e validar seus ganhos.

Cada grupo de mineradores é chamado de pool. O usuário pode escolher entre minerar com esse grupo ou então sozinho, porém seus ganhos sempre passam pela avaliação da comunidade.

A segurança das transações, validações de moeda e de informações e a troca de dados relacionados ao assunto são feitos por computadores específicos encontrados na rede e são chamados de “nós”.

Dessa maneira o sistema funciona em uma ligação “peer to peer”. Isso faz com que todo o processo de mineração não precise de um nó central ou de uma empresa mediadora para cotar e controlar a moeda.

Como conseguir bitcoins?

Existe um “livro de registros” dos ganhos de todos os usuários, esse livro é chamado de “blockchain”. Nele existem registros de todas as transações feitas em bitcoin de forma cronológica e linear. Ele também é assinado digitalmente garantindo a sua integridade e veracidade.

A mineração de Bitcoin deve ser feita através de um computador pessoal, ou em alguns casos, computadores especialmente desenhados para mineração.

Estima-se que deixando um computador ligado 24 horas por dia para minerar Bitcoins, o usuário consegue em torno de R$3 reais todos os meses, com computadores feitos especialmente para mineração é possível conseguir cerca de R$30 ao mês.

Essa mineração depende completamente do seu computador. Especificações como placa de vídeo, processador e memória fazem toda a diferença na hora de conseguir a moeda virtual.

A mineração não é um processo viável para usuários comuns e é recomendado apenas para grandes empresas.