A Microsoft revelou que vai investir no desenvolvimento do Linux e se tornou membro Platinum da Linux Foundation, a categoria mais alta entre os doadores dessa organização sem fins lucrativos.
Ser membro Platinum significa que eles vão doar pelo menos 500 mil dólares por ano.
Essa notícia pode ter surpreendido muitas pessoas mas não era algo completamente inesperado.
A Microsoft já vem a muito tempo se aproximando do Linux com iniciativas como a parceria com a Canonical que é a empresa por traz da distribuição Ubuntu e a possibilidade de criar maquinas virtuais com Linux na plataforma Azure.
A Microsoft pretende também lançar o Banco de Dados SQL Server pra Linux, alem de ter voltado a lançar atualizações para a versão do Skype para Linux.
Basicamente, desde quando o Satya Nadella assumiu o cargo de CEO da Microsoft, a empresa vem se aproximando do Linux e do Software Livre, contrariando o que o Steve Ballmer fazia quando liderava a empresa.
Para você ter uma ideia, em 2001 o Steve Balmer falou que o Linux é um câncer pra Indústria e que deferia ser combatido.
Outros membros Platinum da Linux Foundation
Alem da microsoft que entrou agora, Existem varias outras empresas grandes que também são membros platinum da Linux Foundation entre elas eu posso destacar IBM, Intel, HP, Samsung, Oracle, Cisco, Fujitsu, entre outras empresas.
A Linux Foundation é uma organização fundada em 2007 que promove e patrocina o Linux. Foi formada pela união de dois outros grupos, o OSDL e o FSG.
Outras empresas que são membros dessa Organização sem fins lucrativos que apoia o Linux
Abaixo do nível Platinum existem varias outras empresas multinacionais, vou citar só algumas aqui pra você ter uma ideia:
Google, Facebook, Ebay, Toshiba, Toyota, Panasonic, Adobe, AMD, Dell, Canonical, RedHat, Honda, Lenovo, LG, LPI, Nokia, Nvidia, Paypal, Sony, Valve, Yahoo e muitas e muitas outras empresas.