Uma pessoa me perguntou no Facebook, qual é a distribuição linux que eu recomendo para um computador que não rode o Ubuntu com boa performance e eu decidi escrever esse artigo e também gravar um vídeo falando sobre isso. Você pode assistir esse vídeo abaixo:
A culpa é do ambiente gráfico
Em primeiro lugar, você precisa saber que o principal motivo de as versões atuais do ubuntu ficarem pesadas em alguns computadores um pouco mais antigos como os das gerações anteriores como os computadores com os processadores Core 2 Duo ou Athlon X2, 2GB de memória e placas de vídeo fracas é o ambiente gráfico Unity que é o ambiente padrão do ubuntu.
Os mesmo problema pode ocorrer em distribuições que usam o Gnome 3 e o Cinnamon.
Use ambientes gráficos mais leves
Então, o que eu recomendo é que você use uma distribuição que venha com alguma interface gráfica mais leve como o XFCE, MATE ou LXDE.
As opções que eu recomendo nesse caso são o Xubuntu, o Ubuntu Mate, o Mint MATE, e as versões do fedora com esses mesmos ambientes gráficos.
Essa dica também é recomendável pra quem pretende usar linux em uma máquina virtual dentro do windows.
E se o meu computador for mais antigo que esses?
Caso o seu computador seja mais antigo do que esses que eu citei ou não fique com boa velocidade mesmo com o XFCE, eu recomendo que você use o LXDE que é o ambiente gráfico do Lubuntu, é um ambiente bem leve que vai funcionar bem, mesmo em computadores com pouca memória.
Não precisa trocar de distribuição, apenas troque o ambiente gráfico.
Você não precisa necessariamente instalar outra distribuição, você pode mudar apenas a interface gráfica e fazer testes para ver qual fica melhor, até descobrir qual fica com a melhor velocidade. Eu vou ensinar como instalar outra interface gráfica, mas isso é assunto pra outro artigo.