LastPass fake é retirado da App Store após tentativa de enganar usuários

Um aplicativo que se apresentava como o gerenciador de senhas LastPass foi removido da App Store. O programa estava listado sob a marca do serviço original, numa tentativa de confundir os usuários e obter downloads.

O projeto, atribuído ao desenvolvedor Parvati Patel, não foi publicado pela distribuidora original do LastPass, a LogMeIn. Além disso, a descrição do aplicativo continha vários erros gramaticais.

Apesar dos sinais de ser um aplicativo falso, o LastPass fake conseguiu ser disponibilizado na App Store, destacando que ainda existem lacunas no sistema de revisão da Apple.

Não está claro se o programa foi removido pela Apple ou se foi excluído pelo próprio desenvolvedor, porém, foi detectado pela equipe do LastPass. Em um blog oficial, o serviço alertou os usuários sobre o ocorrido.

“O aplicativo em questão se chama ‘LassPass Password Manager’ e lista Parvati Patel como desenvolvedor. O aplicativo tenta copiar nossa marca e interface de usuário, embora uma análise cuidadosa das capturas de tela postadas revele erros ortográficos e outros indicadores de que o app é fraudulento”, afirmou Mike Kosak, analista de inteligência sênior do LastPass.

Com o comunicado, a empresa buscou chamar a atenção para o problema, prevenir confusões e evitar a perda de dados pessoais. No mesmo artigo, a empresa incluiu um link direto para o aplicativo falso e o verdadeiro na App Store, para que os consumidores pudessem verificar as diferenças.

De acordo com o serviço de monitoramento Appfigures, o impostor foi lançado em 21 de janeiro deste ano e permaneceu disponível por pelo menos uma semana. Não foi informado quantas vezes ele foi baixado.

Esse incidente na App Store ressalta a importância de se proteger contra aplicativos falsos. Nenhuma loja de aplicativos está imune a impostores, mesmo em ecossistemas mais fechados, como os da Apple. É crucial garantir que o aplicativo encontrado seja original e entregue realmente o que promete. Para isso, os usuários podem verificar elementos básicos, como nome, desenvolvedor, avaliações, quantidade de downloads, capturas de tela e outros dados adicionais na página do aplicativo.