Google testa funcionalidade de busca por cantoria no YouTube

O Google está atualmente realizando testes de uma nova ferramenta para o YouTube, que permitirá aos usuários cantarolar ou gravar uma melodia para localizar um videoclipe oficial, conteúdo de outros usuários ou vídeos do recurso Shorts.

Conhecida como “hum-to-search” (cantarolar para buscar), essa função não é completamente inédita, pois serviços como o Google Assistant, Soundhound e Shazam já oferecem recursos semelhantes há algum tempo. Vale ressaltar que, por enquanto, essa funcionalidade está disponível somente para uma pequena parcela de usuários do YouTube no sistema Android.

Para utilizar esse recurso, os usuários precisarão habilitar a pesquisa por voz no YouTube e cantarolar a melodia por, no mínimo, três segundos. Depois disso, a plataforma apresentará uma seleção de vídeos que possam corresponder ao que foi cantarolado pelo usuário.

Além dessa nova função, o YouTube também está testando o recurso chamado “prateleira de canais”. Essa novidade agrupa os uploads mais recentes de um criador específico. Com isso, os usuários não necessitarão acessar diretamente o canal para visualizar os conteúdos mais recentes.

O Google afirma que essa funcionalidade adicional também visa reduzir a pressão sobre os criadores para que eles façam uploads múltiplos ao longo do dia. Assim como a busca por cantoria, essa funcionalidade de “prateleira de canais” está em fase de testes iniciais e está disponível apenas para um número limitado de usuários.