Introdução ao GIMP

O GNU Image Manipulation Program, mais conhecido como GIMP, é um editor de imagens completamente gratuito que serve como uma alternativa Open Source ao Photoshop e ao Fireworks.

Ele não apresenta apenas a vantagem de ser gratuito, mas também é um editor poderoso que é capaz de realizar uma infinidade de trabalhos, efeitos e modificações em uma imagem.

O programa foi originalmente criado para Linux, mas já possui versões instaláveis no Windows e no Mac OS X.

Ele é sem dúvidas um dos mais populares editores de imagem disponíveis para download de forma gratuita, em algumas situações o GIMP é um substituto viável para o Photoshop. Ele também é conhecido por ser o único editor gratuito que pode chegar perto do que o grandão da Adobe consegue fazer.

O GIMP possui mais de 40 ferramentas para uma edição completa e em alguns casos até mesmo profissional.

Suas ferramentas são pensadas nas mais diversas necessidades gráficas de seus usuários, e estão divididas em quatro categorias: seleção, pintura, transformação e cor. O programa também possui manipulação de vetores, seletor de cores, zoom, medidas e texto.

Além das inúmeras ferramentas o GIMP também possui filtros para aplicar à suas imagens. São cerca de 140 filtros diferentes para você mudar a sua imagem com efeitos diferenciados, sem muita complicação. É possível usar esses filtros para criar um logotipo ou até mesmo uma animação.

Os filtros encontrados no GIMP são: Desfocar, Realçar, Distorções, Sombra e Luz, Ruído, Detectar Borda, Genéricos, Combinar, Artísticos, Mapear, Renderizar, Web, Animação, Alfa para Logo e Decoração.

Apesar de essas inúmeras ferramentas, o GIMP possui certas limitações que impedem que ele seja usado para um trabalho profissional completo, como por exemplo a falta de suporte a CMYK.

Porém, caso você queira apenas editar suas imagens pessoais, ou fazer trabalhos apenas para a área digital, que não irão para nenhum tipo de impressão gráfica, o GIMP não é só ideal, como pode ser a melhor opção devido a sua gratuidade.

Se você quer aprender como usar esse importante editor de Imagens, confira essa vídeo aula.

Se você procura também uma alternativa Open Source ao Corel Draw, eu recomendo que você conheça também o Inkscape.