Facebook perde 1 trilhão de reais em valor de mercado após queda no número de usuários, primeira vez em 18 anos

O Facebook Inc, um evento raro. Registrou queda na quantidade de usuários diários no quarto trimestre fiscal no mais recente relatório. O balde de água fria, que vem acompanhado também por 5% de queda em lucro líquido em comparação ao mesmo período do ano passado, fez as ações da Meta despencarem 20% em instantes.

A grande mudança de nome aparentemente não é suficiente para reerguer a moral do Facebook frente à concorrência. Só na América do Norte, principal fonte de ganhos da rede social original de Mark Zuckerberg, a diminuição no número de usuários diários chegou a 1 milhão.

Na reportagem do site The Verge, uma pesquisa apontou que cada vez menos adolescentes usam a plataforma e que essa popularidade tende a não aumentar à medida que envelhecem.

Devido à queda no valor das ações, a Meta perdeu US$ 200 bilhões de valor de mercado. Durante a reunião com investidores, o CEO Mark Zuckerberg admite que boa parte desse impacto se dá pela acirrada concorrência no setor de redes sociais, especialmente por causa do TikTok.

Apesar dos números negativos, a Meta ainda registrou US$ 40 bilhões de lucro majoritariamente por anúncios e publicidade. O investimento no segmento de VR deve aumentar esse ano, inclusive. Para o fim do ano,

Zuckerberg prevê o lançamento de mais um headset de realidade virtual desta vez, de “alto nível” , que complementará a competição ao lado do Oculus Quest 2, um dos dispositivos mais populares do setor.

Zuckerberg, disse “Estou animado com o progresso que fizemos no ano passado em várias áreas importantes de crescimento, como Reels, comércio e realidade virtual. Continuaremos investindo nessas e em outras prioridades importantes para 2022, enquanto trabalhamos na construção do metaverso”. Os frutos deste investimento, porém, só serão vistos dentro de alguns meses.