Modificar ou alterar um vídeo é fundamental para que ele fique ideal para ser divulgado. Esse tipo de edição envolve redimensionamento, cortes, adição de efeitos dentre tantos outros recursos. Afinal, é preciso que o produto final tenha qualidade. Por isso, a edição de vídeo no Linux é uma ótima opção para quem possui este sistema operacional.
Devido a grande quantidade desse tipo de software existente no mercado fica até difícil do usuário escolher o melhor ou o que atende as suas necessidades. Mas há uma ótima forma de conseguir identificar como cada um deles funciona e suas características principais para que o indivíduo possa escolher o que mais se adequa aos seus desejos: comparando cada um deles.
1 – Avidemux
Esse é um editor de vídeo que faz uso de uma variedade grande de codecs e que suporta os mais populares formatos como AVI, MPEG, DVD, MP4 e ASF. O grande destaque desse programa está no fato dele possuir uma variedade de filtros grande. Dessa forma, seu usuário pode desfrutar desse recurso o quanto quiser e os efeitos que ele possui se comparam aos dos editores de imagem. Outra vantagem que ele apresenta é o fato dele possui seu próprio mecanismo para converter os formatos de vídeo.
2 – Cinelerra – CV
Esse é um editor multimídia que possui recursos para fazer a captura de vídeo e ferramentas que editam áudio e vídeo. Ele é baseado em no Open GL e possui uma linha do tempo que oferece ao usuário a possibilidade de uma visualização que tem como base o tempo das faixas de áudio e vídeo no projeto. O Cinelerra também possui o compositor que mostra ao usuário como o projeto final vai ficar após ter sido renderizado. Outra funcionalidade é a janela de recursos que permite que o usuário possa visualizar todos os recursos de vídeo e áudio do projeto.
3 – Flowblade
Editor de vídeo multitrack não-linear que foi projetado para oferecer ao usuário uma experiência rápida e precisa de edição e para que a tarefa seja realizada da forma mais simplificada possível. A linha do tempo pode receber a inserção de vídeos do usuário e ela suporta o máximo de 5 faixas de vídeo e 4 de áudio. Também é possível mover, girar, fazer efeitos de transição e aplicar o zoom com as ferramentas de animação que ele possui.
4 – Jahshaka
Fazer a edição de vídeo no Linux com esse software é muito fácil pois ele possui recursos para editar e inserir efeitos no vídeo, corrigir as cores, fazer uma composição em 2D e 3D dentre outros recursos. Esse programa é multiplataforma e está escrito nas linguagens C++ e Python e ainda utiliza o toolkit Qt.
5 – Kdenlive
Esse é um excelente software multitrack para realizar a edição de vídeos. Nele estão inclusas as tecnologias de vídeo que foram disponibilizadas mais recentemente. Ele ainda faz efeitos tanto no vídeo quanto no áudio.
6 – Lightworks
Ao utilizar esse software, fazer a edição de vídeo no Linux é praticamente uma brincadeira de criança pois ele é muito usado por profissionais devido aos recursos avançados que ele possui e as inúmeras possibilidades que ele apresenta. Um bom exemplo do quanto ele é poderoso está no fato dele ter sido usado em vários filmes premiados como O Discurso do Rei, por exemplo.
Para quem deseja usa-lo esse editor é gratuito. No entanto, para ter acesso ao codecs e ter suporte adicional é preciso comprar uma licença PRO.
7 – Lives
Esse é um editor de vídeos que tem muitos recursos especiais e funcionalidades. Com ele, é possível importar vídeos nos mais variados formatos e modifica-los como desejar.
8 – OpenShot
Esse é um editor de vídeo desenvolvido para Linux que possibilita ao usuário adicionar sub-títulos, fazer transições e efeitos e até exportar o filme para YouTube, DVD, Vimeo, Xbox 360 entre outros formatos muito comuns. A interface que ele apresenta é amigável o que facilita realizar as tarefa de cortar e redimensionar os vídeos.